segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Daifuku, os docinhos de "maçapão" japoneses

Começo desde já por esclarecer que... não, não são de maçapão. Mas têm uma consistência muito parecia e os meus amigos compararam-nos com esses docinhos que eu também adoro. Estes doces para além de serem vegan, também não contêm gluten, são muiiiiiito fáceis de fazer e com os devidos retoques ocidentais conseguem ficar uma perfeita maravilha! Ou então fui só eu que me habituei ao sabor ^^

Ingredientes:
Anko
  • 1 cháv. de feijão azuki
  • 1/2 cháv. e mais um bocado (60%) de açúcar mascavado
  • Essência de baunilha a gosto
  • 1cl chá de óleo de soja
Mochi
  • 1 cháv. de farinha de arroz glutinoso (outra não dá! Comprei a minha numa loja de alimentos orientais no Martim Moniz)
  • 1/4 cháv. de açúcar
  • 2/3 cháv. de água
  • 2 gotas de corante alimentar a gosto (opcional)
  • Chá verde em pó (opcional)
  • Fécula de batata

Preparação:
Começa-se por preparar o anko. Existem dois tipos de anko, o "duro" que se chama tsubu-an, e um que é tipo pasta e chama-se koshi-an, que é feito a partir apenas do interior dos feijões. Vou indicar a receita do tsubu-an.

Deita-se água fervida sobre os feijões durante um minuto. Drena-se a água e volta-se a fazer o mesmo. Isto ajuda a livrar os feijões de impurezas.

Colocam-se os feijões numa panela de pressão e cobre-se com água até ficar 2 cm acima dos feijões. Tapa-se, deixa-se ganhar pressão e depois espera-se entre 20-25 minutos em lume médio/baixo. Deixa-se descansar durante cerca de 10 minutos antes de abrir.

Drenam-se os feijões e colocam-se numa panela com o açúcar, o óleo e a baunilha e mistura-se bem durante cerca de 10 minutos em lume brando.  Depois de incorporar bem o açúcar tritura-se com a varinha mágica até ficar bem cremoso. Reserva-se no frigorífico, bem tapado, durante 2 a 3 dias.

Começa-se então a preparar a massa. Num recipiente que se lave bem e possa ir ao microondas coloca-se a farinha de arroz glutinoso e o açúcar. Mistura-se. O chá para além de dar uma cor esverdeada também dá um bom sabor, mas a quantidade vai depender do tipo de chá.

Verte-se a água com o corante misturado e bate-se bem para desfazer os grumos. Com uma espátula limpa-se os rebordos da taça. Leva-se ao microondas durante 2 minutos na potência máxima, com um bocado de papel celofane a tapar sem estar apertado.

Retira-se. A massa deve estar agora muito mais espessa. Mistura-se bem. Leva-se novamente ao microondas durante mais 1 minuto. Se quando se abrir a porta se vir a massa a desinsuflar é porque está pronto, senão volta-se a por mais 1 minutos e assim consecutivamente.

Quando estiver pronto, bate-se bem a mistura até ficar com uma cor brilhante e retira-se a massa para uma superfície plana coberta de fécula de batata (esta massa cola muito). Com a ajuda de um rolo de massa (ou com as mãos) e mais fécula de batata estica-se a massa, não precisa de ficar muito fina, com 1/2cm de altura mais ou menos está bom.
Corta-se a massa em 12 pedaços iguais e coloca-se cerca de duas colheres de chá de anko em cada pedaço.
Com as mãos unem-se os 4 bordos da massa e faz-se pressão para os juntar muito bem e formar uma bola.
Também se podem fazer os muito conhecidos Ichigo Daifuku que basicamente consiste em cobrir um morango com o anko e depois fazer a bolinha de massa de arroz à volta. Claro que se podem colocar outros recheios, eu como não tinha morangos enrolei o anko à volta de framboesas para fazer alguns:
Os de recheio de anko e morango são os mais tradicionais, mas qualquer fruta pode ser adicionada, ou mesmo qualquer outro recheio mais ocidental, a gosto. A massa de arroz é que é excepcional!
Para guardar deve-se envolver cada daifuku em película aderente porque estes tendem a ficar duros em contacto com o ar. Bom apetite!

2 comentários:

  1. Marta,
    Receita muito interessante, aparência agradável, devem ser deliciosos.
    Abraço.
    Vânia

    ResponderEliminar
  2. Gosto desses docinhos. Aqui temos uma grande comunidade japonesa.
    Boa semana!

    ResponderEliminar