terça-feira, 30 de agosto de 2011

Hambúrguer saboroso de Okara e Soja

 
Epá... esta é a melhor receita de hambúrgueres vegan que já comi! Nem os das lojas sabem tão bem quanto estes (e são bem caros!) :D  Fica assim com um gostozinho até relativamente parecido com carne, para além do aspecto xD, mas de qualquer das formas é muito saboroso! Além disso é mais uma forma para se verem livres deste terrível resíduo! Estas fibrazinhas que sobram do fabrico de leite de soja vão muitas vezes parar ao caixote do lixo apesar de serem bastante nutritivas. Senão puderem utilizar logo podem sempre congelar em sacos (porque deteriora-se rapidamente) ou então secar no forno para fazer farinha de okara. Esta farinha pode ser utilizada em bolos e doces (torna a textura mais suave e fofa, mas atenção que não se deve utilizar okara cru na pastelaria/padaria, porque não deixa o fermento actuar. Só quando estas fibras foram a ferver com o leite).

Fica aqui então a receita base, claro que podem aumentar para a quantidade de okara que têm. Espero sinceramente que gostem porque não me tou a ver a fazer outro tipo de hambúrguers tão cedo ahahah

Ingredientes:
  • 1/2 cháv. de proteína de soja em flocos
  • 100g de okara (bem drenado!)
  • 1/2 cháv. de vinho tinto
  • 1/4 cháv. de levedura de cerveja
  • 2 cl sopa de sopa de cebola (ainda granulado!)
  • 1/2 cl sopa de orégãos, cominhos e alho em pó
  • 1/2 cl chá de coentros em pó
  • 1/4 cl chá de louro em pó
  • 1 cl chá de molho inglês
  • 1 cl sopa de mostarda
  • sal e pimenta a gosto
  • 1/4 cháv. de glúten

Preparação:
No copo da varinha mágica coloca-se a proteína de soja, as especiarias e reduz-se tudo a pó. No entanto penso que da próxima vez vou só moer metade da proteína, para tentar dar uma textura mais de "carne" aos hambúrgueres.

Edit: Estes últimos que fiz só moí a tal metade, mas o resultado foi igual, não se nota uma diferença de textura.
Deita-se o pó numa taça média e junta-se à proteina de soja e especiarias todos os restantes ingredientes, exceptuando o glúten. Mistura-se bem.
Por último mistura-se o glúten, fica assim uma massa um pouco rija, mas moldável mesmo assim.
Moldam-se hambúrgueres à mão ou com o equipamento próprio e colocam-se separados uns em cima dos outros por uma folha de alumínio.
Por último colocam-se a cozer ao vapor, podem estar uns por cima uns dos outros, durante 30 minutos.

Depois desses 30 minutos estão prontos. Podem-se congelar ou conservar no frigorífico durante alguns dias para depois fritar/grelhar/assar de acordo com as preferências de cada um.
Neste caso acabei por grelhá-los só com um pouco de pimenta. Ficaram muito bons!

9 comentários:

  1. Que espetáculo!
    Ficaram impecáveis! Invejáveis!
    Extraordinários :)
    Obrigada pela partilha.
    Beijinhos.
    Rute

    ResponderEliminar
  2. ehehe Obrigada Rute!! Eles ficam mesmo muito bons :D entre estes e o tofu panado não sei o que gosto mais xD


    beijinhos ^^

    ResponderEliminar
  3. Uma sugestão bem interessante...Não tenho muito conhecimento de cozinha vegetariana por isso é sempre uma mais valia visitar o teu blog e aproveitar as tuas sugestões.

    Entretanto...até breve, afinal estão quase a começar.

    Beijos.

    ResponderEliminar
  4. Olá:

    Receitas saudáveis e deliciosas por aqui. Gostei muito.

    Um beijo.

    Nita

    ResponderEliminar
  5. Bem Sérgio, sabes que só me comecei por interessar por isto na opção de Alimentação e Culturas no ano passado xD Também estou só no inicio e ando farta de cometer erros!! Espero que corra tudo bem este ano :D

    Olá Nita! Muito obrigada pelo comentário ^^ Serás sempre bem-vinda!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Olá! Têm um aspecto fantástico, parecem hamburgures "a sério". Como é que ficam tão direitinhos? Falaste de um equipamento proprio, mas nunca ouvi falar disso...
    Beijinhos e parabéns pelas tuas receitas, dá-me vontade de experimentar tudo!

    ResponderEliminar
  7. Olá! Para além de parecerem hambúrgueres a sério, têm um sabor um pouco semelhante também :D Gostei imenso de os fazer.

    São apenas uns instrumentos que a minha mãe tem... há muitos anos mesmo. Acho que agora são mais dificeis de encontrar, mas pesquisando na google encontrei um parecido: http://3.bp.blogspot.com/_m4wdCrRchu4/TCTzYNbM2aI/AAAAAAAAAEQ/nNuuIfDjny0/s1600/Conjunto+Tupperware.JPG

    Consiste apenas numa base redonda, depois tem tipo um anel que se encaixa na base (assim com 4 dedos de altura) e numa especie de prensa, para prensar o hamburguer. Depois é só retirar. Sinceramente não sei onde encontrá-los hoje em dia :X se calhar há coisas mais modernas.

    beijinhos e boas experiências! ^^

    ResponderEliminar
  8. Pois, realmente acho que também nunca vi à venda... moldados com as mãos o sabor é o mesmo, e o aspecto fica "rustico". Hei-de experimentar, se bem que tenha de experimentar primeiro tenha de experimentar fazer o meu próprio leite de soja... vamos lá ver se tenho paciência! Talvez nas próximas férias... beijinhos e obrigada!

    ResponderEliminar
  9. Sim, não é por ter um equipamente especial que fico toda feliz XD as vezes, quando são daquelas massas que colam mais, só me apetece pegar no raio dos hamburgueres e moldar à mão. Aliás, é mesmo isso que faço xD

    Se for para beber tenta esta minha nova receita (http://partilhandoamesa.blogspot.com/2011/09/leite-de-soja-20.html). Fica um leite muito muito agradável de se beber. Só não aconselho para iogurtes porque ficam líquidos O.o Ainda não percebi bem porquê que o arroz e a aveia estragam tudo, mas enfim...

    beijinhos!

    ResponderEliminar